
O presente serviço de convivência irá beneficiar as crianças diretamente, e também alcançar a comunidade, pois o Instituto deve tornar-se parâmetro de atendimento multidisciplinar para esta comunidade através do desenvolvimento de atividades essenciais relacionadas à educação, esporte, cultura e lazer.
CONVIVÊNCIA ARTE PARA TODOS
1
DESCRIÇÃO
A rotina do Serviço de Convivência Filhos de Sião é composta de atividades de incentivo escolar, educação cristã, ludicidade, esporte e artes. As atividades de incentivo escolar serão permanentes, enquanto as demais serão trabalhadas em distribuição no horário de atividades extras.
O projeto oferece a crianças e adolescentes atividades no turno vespertino.
Aos adolescentes é disponibilizado palestras e oficinas sobre empregabilidade e outros temas de interesse da faixa etária.
Conforme aquisição de recursos financeiros e humanos, propomos a ampliação do serviço, aumentando a quantidade de turmas e atendendo no turno matutino também.

1º Encontro: Inscrição
01/09/2017
4
RESULTADOS ESPERADOS
O serviço de convivência almeja um atendimento especializado, com padrões de dignidade. Proporcionará aos participantes, dentre outros: desenvolvimento integral, superação de dificuldades de aprendizagem, apropriação e ressignificação da história de vida e fortalecimento da cidadania.
Para tanto, anseia-se aumento de patrocinadores para custear as despesas do projeto; organização do local; fluxo coerente das despesas mensais necessárias para o bom desempenho e manutenção do serviço ininterruptamente; capacidade da equipe especializada na formação de vínculo com todos os envolvidos no projeto, assim como no desempenho das atividades propostas; inclusão em atividades extraescolares para melhor desempenho educacional proporcional à idade de cada criança; inserção e/ou reinserção no contexto sociocultural; inclusão educacional de acordo com cada faixa etária e resgate e/ou formação de vínculos familiares.
2
JUSTIFICATIVA
O INSTITUTO SOCIAL KERIGMA está localizado na Estrada de Ribamar, Km 2, n.º 5, Planalto Aurora, São Luís, Maranhão, uma das áreas consideradas como prioritárias definidas no âmbito da Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR. Segundo o diagnóstico baseado nos critérios de referência das ações de desenvolvimento regional, o município bem como a maior parte do estado do Maranhão, se enquadra na tipologia sub-regional de área de baixa renda e estagnada, onde o acesso as informações ainda é muito restrita a uma classe mais abastada da população.
O Serviço de Convivência Filhos de Sião está alinhado com as orientações técnicas sobre Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, da Secretaria Nacional de Assistência Social e do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, assim o Serviço se propõe a propiciará um espaço de convivência, de participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. Incluem atividades lúdicas, culturais e esportivas como forma de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.
5
FONTE DE RECURSOS
A arrecadação de recursos está sendo realizada através captação de doadores, apresentação para empresários e para a comunidade
No futuro, almeja-se a formação de parcerias com instituições financiadoras, realização de campanhas de arrecadação, palestras e eventos de publicidade, aumento e fortalecimento dos doadores através de cadastro.

1º Encontro: Apresentação
01/09/2017

3
OBJETIVOS
-
Resgatar a autoestima, favorecendo a desinibição, o conhecimento, a criatividade, a concentração e restituindo o equilíbrio emocional;
-
Melhorar a comunicação com o outro, beneficiando a busca da harmonia e aumentando a espontaneidade;
-
Capacitar em dança (Balé Clássico), treinando a coordenação motora e melhorando a postura e o equilíbrio;
-
Restaurar seus direitos e cidadania, através do acesso à cultura;
-
Capacitar em instrumentos musicais diversos, desenvolvendo habilidades iniciais e avançadas;
-
Formar opinião cultural e entendimento das artes;
-
Incentivar o aparecimento de novos talentos;
-
Resgatar, através da dança, os talentos e o bom gosto pelos eventos que venham enriquecer a cultura local.
6
ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS
Objetiva-se a formação de convênio com faculdades particulares e públicas almejando estágios supervisionados de profissionais necessários ao desenvolvimento do projeto (assistente social, psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, pedagogo, fisioterapeuta, educador físico e outros), de instituições da comunidade (igreja, centros esportivos, centros culturais, centros de formação, entre outros), com serviços da sociedade civil (cabeleireiros, padarias, farmácias, supermercados, etc.), e demais setores da sociedade, bem como pretende-se ter um papel de articulador com as políticas públicas.
Almeja-se outras formas de financiamento, tais como: subvenções, contratação de órgãos públicos; doações ou eventuais regulares por meio de projetos e programas realizados por empresas, fundações ou institutos de origem empresarial; pessoas físicas, pessoas jurídicas ou sócios que contribuem regularmente com valores em dinheiro para manutenção da instituição.
7
FOTOS








