
COMUNIDADE
NOSSAS REALIDADES

Aurora, Vila Isabel,
Adjacências
Segundo diagnóstico social elaborado pela organização Kairós Desenvolvimento Social em 2015, a comunidade a ser atendida reside 15,92% em aglomerados subnormais, possui 26,44% domicílios com renda per capita até 1/2 salário; e ainda 17,46% de distorção de idade no fundamental público e 13,58% de mães adolescentes. No bairro da Aurora não há escolas, nem postos de saúde; desde sua criação, no século XIX, além do asfalto, água encanada, luz elétrica e linha de coletivos, o poder público levou ao bairro apenas 2018 a reforma da quadra poliesportiva.

Cidade
Nova Gapara

A comunidade da Cidade Nova/Gapara, que fica localizado na área Itaqui Bacanga, é tipicamente rural, tendo na sua constituição física predominantemente os manguezais. A sua infraestrutura é precária, tendo apenas as ruas principais asfaltadas; o saneamento básico é inexistente, os dejetos são lançados em fossas e a água, utilizada para todos os fins, é retirada de um poço artesiano.
Boa parte das famílias sustentava-se através de plantações de macaxeira e arroz, porém após um acidente ambiental no qual houve o vazamento de 20.000 litros de óleo de uma indústria próxima, a terra tornou-se improdutiva. Atualmente as famílias tem renda proveniente do Programa Bolsa Família do Governo Federal.
Os jovens da comunidade são facilmente envolvidos com drogas e prostituição devido à ociosidade. As crianças de ensino fundamental estão sem escola, já a única escola da região fica a 700 metros e não tem vagas para todas. Para as crianças menores nem há uma instituição que as acolhas, pois a única creche que existia foi destelhadas por um vendaval e não retornou às atividades.
De acordo com os dados estatísticos do movimento Nossa São Luís, o bairro tem um alto índice de vulnerabilidade social e, como consequência desse aspecto é ocasionado diretamente as desigualdades sociais. Uma vez que, o cidadão não consegue ter acesso nem aos mínimos sociais que são oferecidos como garantia de direito.
Observa-se pelos dados apresentados que uma das áreas mais afetadas é a área educacional, na qual o percentual de analfabetismo é de 5,04%, 0% de cobertura de escola, 0% de creche, 0% de pré-escola, 0% de escola com acesso a internet.

Mata
de
Itapera

EM CONSTRUÇÃO...